Privatização no Brasil
- Guilherme Ribeiro
- 6 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Como a privatização interfere em uma melhor competitividade entre as empresas.

No país temos inúmeras empresas estatais que são foco de corrupção, estão atoladas em dívidas e com processos judiciais internos. Estas só geram problemas ao Governo! Com o processo de privatização iniciado no Governo Collor, o país se abriu para um novo parâmetro de economia, que era com menos intervenção estatal e maior concorrência. Isto fez com que as estatais que antes produziam prejuízos passassem a dar lucros e o governo ficasse com seus impostos e nada além disso.
Tivemos no Reino Unido e nos EUA, grandes exemplos como Margaret Thatcher e Ronald Reagan, que abriram o seu país a privatização de organizações que não davam lucro. Então isso é um caso a se pensar para o Brasil!
No governo FHC com a quebra do monopólio de exploração de petróleo da Petrobras, a mesma empresa só cresceu, enquanto no governo do PT, ela está sendo alvo de muita corrupção. Por isto, tiremos a ideia: Até quando Governo Federal irá usar as empresas públicas para o enriquecimento próprio? Será que a privatização e o enxugamento da máquina pública não é o melhor caminho?
Comments